Livros Em Destaque

[LivrosTOP][bleft]

Arte Em Destaque

[ArteTOP][grids]

Braço biónico é uma incrível fusão de arte com robótica

.



A companhia de jogos de vídeo japonesa Konami envolveu-se no Projecto Membro Alternativo, que consistiu na construção de uma prótese para um jogador de jogos de vídeo amputado, tendo como inspiração o jogo Metal Gear Solid.

O jogador escolhido para embarcar neste projecto foi o jovem de 26 anos James Young, londrino, que perdeu um braço e uma perna num acidente no metro em 2012. Uma equipa de 10 peritos, liderados pela escultora de próteses Sophie de Oliveira Barata, criou uma prótese de fibra de carbono no valor de 70,600€, uma autêntica junção de um projecto de arte com uma maravilha da engenharia.

Com uma mão criada numa impressora 3D e controlada por sensores que detectam minuciosos movimentos musculares, a prótese tem também uma tocha, um laser e, mais inacreditável, um pequeno drone que pode ser controlado usando um painel incorporado no antebraço. O braço artificial tem também luzes LED que podem ser programadas para luzir diferentes cores ou mesmo sincronizar com o batimento cardíaco de Young.

Barata afirma que “O braço do James é completamente feito à medida, e foi muito importante para todos nós que o braço encapsulasse a ideia do que o James queria de uma prótese”. O representante da Konami diz também que este projecto teve o objectivo de mostrar como uma deficiência pode ser superada de uma maneira positiva.














Sem comentários :


Design Em Destaque

[DesignTOP][list]

Música Em Destaque

[MúsicaTOP][threecolumns]

Arquitectura Em Destaque

[ArquitecturaTOP][bsummary]

Fotografia em Destaque

[FotografiaTOP][twocolumns]