Livros Em Destaque

[LivrosTOP][bleft]

Arte Em Destaque

[ArteTOP][grids]

Os maiores cristais naturais do mundo conseguem por o tamanho do ser humano em perspectiva

.





Foi em 1985, quando dois irmãos estavam a perfurar a mina de Naica que se encontra a 300 metros de profundidade no Deserto de Chihuahua, na região norte do México, que encontraram algo realmente inacreditável.

O trabalho que tinham feito levou a que a água da mina fosse drenada. No espaço que se criou, revelou-se um verdadeiro retrato quase retirado de um sonho. Vários pilares de cristal cobrem a caverna em todas as direcções formando obeliscos afiados que chegam a ter 11 metros de altura, sendo considerados alguns dos maiores cristais encontrados do mundo.

Esta visão incrível tem a sua explicação. Ao longo do tempo, água rica em vários minerais foi sendo aquecida pelo calor gerado por uma câmara de magma que se encontra por baixo da mina de Naica. Há meio milhão de anos atrás, quando o calor se foi esmorecendo, os minerais começaram a formar estruturas de cristais dentro da água, e são estas estruturas que permaneceram quando o nível de água da gruta foi inadvertidamente escoado com a perfuração em 1985.

No entanto, o calor proveniente do magma não sofreu uma quebra assim tão grande como possamos imaginar. As temperaturas dentro da gruta conseguem chegar aos 58 graus Celsius, existindo também entre 90 e 100% de humidade, o que leva exploradores a terem de usar fatos protectores e a respirarem por tanques de ar arrefecido.


Esta Caverna de Cristais parece não ter lugar no mundo real. Os obeliscos de cristal projectam a luz que se faz entrar na caverna, e o seu enorme tamanho consegue por em perspectiva o quão pequeno é o ser humano em comparação com o incrível poder da Natureza.



Veja as fotos e o vídeo:









Sem comentários :


Design Em Destaque

[DesignTOP][list]

Música Em Destaque

[MúsicaTOP][threecolumns]

Arquitectura Em Destaque

[ArquitecturaTOP][bsummary]

Fotografia em Destaque

[FotografiaTOP][twocolumns]