Livros Em Destaque

[LivrosTOP][bleft]

Arte Em Destaque

[ArteTOP][grids]

Neurocientistas descobrem a música mais calmante de sempre

.




Hoje em dia as doenças que afectam mais pessoas na nossa sociedade são o stress, ansiedade e a depressão. Com um estilo de vida cada vez mais obcecado pela rapidez, tanto de movimento como de comunicação, onde a crise económica parece estar sempre a rondar, é normal que as pessoas mostrem sinais de transtorno.

No entanto, foi descoberta uma música que é capaz de reduzir em 65% o nível de stress e ansiedade! O trio de Manchester, Reino Unido, Marconi Union trabalhou com terapeutas para criar uma música com um tom calmante, que ajuda a tornar a respiração mais lenta e a reduzir a actividade cerebral.

Dentro dos vários efeitos positivos desta música, contamos com o facto de que a redução do batimento cardíaco leva também à redução da pressão arterial. Como a música nunca repete nenhuma melodia, o cérebro “desliga”, pois não estamos preocupados a tentar prever o que vem depois. Os espaços entre as notas foram especificamente escolhidos para criar um sentimento de euforia e conforto e, por último, os sons e murmúrios baixos que quase parecem cantos budistas, põem o ouvinte num estado quase de transe.

Lyz Cooper, fundadora da Academia Britânica de Terapia de Som, afirma “a música utiliza vários princípios musicais que já mostraram que, individualmente, têm um efeito calmante. Ao juntar estes elementos da maneira que foi feita pelos Marconi Union, eles conseguiram criar a música para relaxar perfeita.”

Foi realizado um estudo pela empresa Mindlab, que consistia em várias pessoas resolverem puzzles de grande dificuldade, para as colocar numa situação de stress, enquanto ouviam várias músicas, para tentar encontrar as melhores músicas de relaxamento. O médico que conduziu a experiencia, David Lewis-Hodgson, afirma que “O resultado mostra claramente que esta música provocou o maior relaxamento – maior do que qualquer outra música testada.”

De mais de 40 músicas, entre elas Coldplay, Mozart, e Enya, concluiu-se que a música Weightless é a melhor para acalmar uma pessoa. Lewis-Hodgson acaba por afirmar que “Weightless foi tão efectiva que muitas mulheres ficaram sonolentas e aconselho a não conduzir enquanto se ouve a música, pois pode ser perigoso.”

Confira esta verdadeira experiência calmante no vídeo abaixo:





Sem comentários :


Design Em Destaque

[DesignTOP][list]

Música Em Destaque

[MúsicaTOP][threecolumns]

Arquitectura Em Destaque

[ArquitecturaTOP][bsummary]

Fotografia em Destaque

[FotografiaTOP][twocolumns]