Livros Em Destaque

[LivrosTOP][bleft]

Arte Em Destaque

[ArteTOP][grids]

Homem aprende fotografia sozinho enquanto estava na prisão

.


O fotógrafo Nova Iorquino, Donato Di Camillo tem uma história bastante inspiradora. “Quando era criança assisti a várias coisas traumáticas. Vi o meu primeiro amigo morrer aos 9 anos, mesmo aos meus pés.”, conta Di Camillo. Ao brincarem à bola fora de casa, o seu amigo foi morto por um carro que passava. Ao crescer no bairro de Brooklyn em 1978 e 1980, o artista afirma que “tive de aprender a pensar rápido e usar instintos das ruas.”

Foi em 2006 que acabou por ser preso e, não gostando de reviver este passado, Di Camillo decidiu não partilhar as acusações. No entanto, o tempo que passou na prisão não foi desperdiçado. Di Camillo descobriu a paixão pela fotografia, passando muitas tardes debruçado sobre livro desta arte, e aprendendo tudo o que podia. “Deu-me tempo para aprender sobre o mundo fora da minha mente.”, afirma o fotógrafo que também estudou psicologia e comportamento humano neste período de tempo.

Quando finalmente foi libertado em 2012, estava ainda em liberdade condicional e prisão domiciliária. Neste tempo, continuou a ler e a aprender assistindo a vários vídeos e foi a fotografia de rua que cativou a sua atenção, afirmando que era “algo que senti que precisava de fazer.”

As pessoas que o fotógrafo decide captar no seu trabalho são pessoas com as quais ele se identifica. Di Camillo conta que é levado por uma certa “urgência”, uma necessidade de se envolver de uma pequena forma e fazer algo permanente de uma efémera e passageira interacção. 

O fotógrafo apelida dos protagonistas do seu trabalho, e também a ele próprio, de “pessoas nas margens da sociedade”. Dar visibilidade a estas pessoas comuns de Nova Iorque é agora o seu grande objectivo, o que podemos ver ser concretizado nas imagens abaixo. 













Sem comentários :


Design Em Destaque

[DesignTOP][list]

Música Em Destaque

[MúsicaTOP][threecolumns]

Arquitectura Em Destaque

[ArquitecturaTOP][bsummary]

Fotografia em Destaque

[FotografiaTOP][twocolumns]