Livros Em Destaque

[LivrosTOP][bleft]

Arte Em Destaque

[ArteTOP][grids]

Startup portuguesa lança chuveiro que evita espera pela água quente

.

Hoterway é a primeira solução no mundo que permite reduzir, em média, mais de 1000 litros de água por ano, sem gastar energia.

A startup portuguesa Heaboo – especializada no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras para a melhoria da eficiência hídrica e energética – acaba de lançar no mercado o primeiro chuveiro do mundo, com água quente desde o primeiro segundo, sem gastos de energia. Graças a uma bateria térmica baseada numa tecnologia 100 por cento portuguesa, Hoterway elimina o tempo de espera das soluções convencionais, permitindo poupar, em média, mais de 1000 litros de água por ano em cada casa.

Compatível com todo o tipo de estruturas de banho e com um design minimalista, o chuveiro Hoterway é de fácil instalação e não precisa de estar ligado à eletricidade. Trata-se de uma solução sustentável que elimina desperdícios de água, energia e tempo. Através de uma bateria térmica local, o equipamento armazena energia durante o banho, que é usada para aquecer a água, no início do banho seguinte, num período que é, normalmente, de espera e desperdício.

Ligados 24 horas/dia, os modelos convencionais de distribuição de água quente chegam a atingir desperdícios e gastos na ordem dos 30 por cento. Em média, o tempo de espera até a água do banho aquecer é de um minuto e meio. Esta espera equivale a um desperdício de nove litros de água e de energia – correspondente a uma televisão ligada durante quatro horas – de cada vez que um indivíduo toma banho.

A solução Hoterway está a ser desenvolvida por uma equipa de especialistas em soluções eficientes, composta por Rui Teixeira, Rui Paulo, Eduardo Noronha e Rafael Rodrigues, atualmente instalada na Incubadora de Empresas da Universidade de Aveiro.

O chuveiro Hoterway já está disponível para pré-venda (com preços especiais de lançamento) no contexto de uma campanha internacional de crowdfunding, na plataforma Kickstarter, cujo objetivo é reunir, até 18 de dezembro, 20 mil euros de investimento. O processo de produção tem o início marcado para março e as primeiras unidades serão entregues e estarão disponíveis no mercado, a partir de maio de 2017.


Sobre a Heaboo:

A Heaboo é uma startup portuguesa especializada no desenvolvimento de soluções inovadoras para melhoria da eficiência hídrica e energética. Fundada em 2015 a Heaboo está instalada na Incubadora de Empresas da Universidade de Aveiro (IEUA). O projeto de lançamento do Hoterway conta, atualmente, com um total de 150 mil euros de investimento nacional e internacional, nomeadamente da Innoenergy. A Heaboo conta também com um projeto de promoção do produto em mercados internacionais, aprovado no âmbito do Portugal 2020, equivalente a 600 mil euros, aplicados nos próximos dois anos.

Mais informações:
FES Agency

Veja as fotos e o vídeo:



 




Sem comentários :


Design Em Destaque

[DesignTOP][list]

Música Em Destaque

[MúsicaTOP][threecolumns]

Arquitectura Em Destaque

[ArquitecturaTOP][bsummary]

Fotografia em Destaque

[FotografiaTOP][twocolumns]