Livros Em Destaque

[LivrosTOP][bleft]

Arte Em Destaque

[ArteTOP][grids]

Desenho a caneta e tinta demora três anos e meio a completar

.


Em 2011 viu-se um desastre natural que abalou o mundo: o terramoto e tsunami no Japão, na região de Tōhoku. No entanto, a arte consegue sempre transformar algo horrível em algo lindíssimo. O artista Manabu Ikeda decidiu dar uma resposta a toda esta destruição, criando o seu projecto Rebirth (Renascer). Começando em Julho de 2013, Ikeda passou 10 horas por dia a desenhar numa tela de três metros de altura e quatro de comprimento, na cave do Museu de Arte Chazun em Madison, Winsconsin.





Nesta obra-prima, temos à primeira vista um desenho de uma grande árvore. No entanto, se analisarmos mais de perto, existem imensos pormenores, histórias de pessoas, animais e plantas numa luta pela sobrevivência. Ikeda afirma que procura no seu trabalho replicar o belíssimo caos da vida, que raramente coincide com uma narrativa simples e linear.

Ikeda vai desenhando, centímetro a centímetro, amplos pormenores a lápis, que depois vai minuciando com caneta e tinta acrílica. “O meu objectivo é expressar fielmente a minha visão do mundo nas minahs composições, mas não retrato imagens detalhadas intencionalmente. Porque quando observo as coisas vejo os seus detalhes, sinto que a caneta e tinta são as melhores ferramentas para expressar como eu os vejo.”, afirma Ikeda.



Superando múltiplas dificuldades, uma delas quando deslocou o ombro do seu braço dominante, o que o levou não a parar o seu desenho mas a treinar a sua outra mão para continuar o seu trabalho, Ikeda finalmente terminou o seu desenho.

Fique com as belíssimas imagens de Rebirth e com o vídeo emocionante onde Ikeda finalmente acaba o seu projecto!


Ikeda Manabu: Rebirth from Colossal on Vimeo.

Sem comentários :


Design Em Destaque

[DesignTOP][list]

Música Em Destaque

[MúsicaTOP][threecolumns]

Arquitectura Em Destaque

[ArquitecturaTOP][bsummary]

Fotografia em Destaque

[FotografiaTOP][twocolumns]