Livros Em Destaque

[LivrosTOP][bleft]

Arte Em Destaque

[ArteTOP][grids]

Bob Dylan é Prémio Nobel da Literatura

.


O vencedor do Prémio Nobel da Literatura 2016 é Bob Dylan "por ter criado uma nova expressão poética dentro da grande tradição americana da canção". O nome foi anunciado por Sara Danils, Secretária Permanente da Academia Sueca. 

Este ano, os autores mais discutidos como favoritos eram Haruki Murakami, autor de obras como Kafka ou Tokio Blues; o poeta Ali Ahmad Said Esber, conhecido como Adonis e um dos mais influentes autores da era moderna; e o americano Philip Roth, famoso essencialmente por "American Pastoral".

O prémio, anunciado a 13 de Outubro pelas 12h00, era esperado na mesma semana que as categorias científicas, mas sofreu um ligeiro atraso. A imprensa tem atribuído esse imprevisto a alguma discordância entre o júri em torno do vencedor, e Dylan pode muito bem ser a causa. 

Bob Dylan tornou-se hoje o 259º americano a arrecadar um prémio Nobel, em todas as categorias. Danils descreveu o autor como "um homem que se tem reinventado durante 54 anos" e "um extraórdinário exemplo na sua brilhante forma de rimar, construir refrões e na sua forma brilhante de pensar". 

Em 2015 a vencedora foi Svetlana Alexiévich.




Sem comentários :


Design Em Destaque

[DesignTOP][list]

Música Em Destaque

[MúsicaTOP][threecolumns]

Arquitectura Em Destaque

[ArquitecturaTOP][bsummary]

Fotografia em Destaque

[FotografiaTOP][twocolumns]