Livros Em Destaque

[LivrosTOP][bleft]

Arte Em Destaque

[ArteTOP][grids]

Homem Voltou a Andar Graças a Um Tratamento Com Células do Nariz

.

Um homem, paralisado do peito para baixo, voltou a andar graças a uma inovação médica revolucionária, realizada na Polónia. 

O tratamento, completamente fora de todos os outros apresentados, envolveu o transplante de células da cavidade nasal para a medula e está mesmo a devolver toda a capacidade motora ao paciente.

"Para mim, isto é mais impressionante do que um homem a caminhar na Lua", afirma Geoffrey Raisman, do Instituto de Neurologia do University College de Londres.

Darek Fidyka, bombeiro de 40 anos, é o primeiro paciente a recuperar de uma ruptura total dos nervos na coluna vertebral. 

O seu acidente, foi esfaqueado pelo ex-marido da sua mulher, foi trágico e causou-lhe muitos danos mas agora, dois anos após a sua operação, voltou a andar.

Actualmente ainda se encontra em período de recuperação, com a ajuda preciosa de um andarilho, mas pode dizer-se que voltou a ter uma vida normal. Consegue conduzir e movimentar-se sem depender de outros. 

A BBC fez uma reportagem sobre este caso incrível e Fidyka admitiu que sentiu um renascer quando voltou a andar sozinho. "É uma sensação incrível, difícil de descrever". 

O cirurgião que coordenou toda a operação chama-se Pawel Tabakow e diz que este é o resultado de 12 anos de pesquisa intensa. Este médico e a sua equipa, perceberam que através de algumas células nasais poderiam reconstituir nervos completamente mortos.

O resultado é um grande avanço médico, que pode ajudar muitas pessoas na mesma situação.




Sem comentários :


Design Em Destaque

[DesignTOP][list]

Música Em Destaque

[MúsicaTOP][threecolumns]

Arquitectura Em Destaque

[ArquitecturaTOP][bsummary]

Fotografia em Destaque

[FotografiaTOP][twocolumns]