Livros Em Destaque

[LivrosTOP][bleft]

Arte Em Destaque

[ArteTOP][grids]

Descoberto o Segredo Das Pirâmides do Egipto

.


Sempre foi um mistério, durante muitos séculos, como é que numa época tão longínqua, com uma tecnologia tão primária, se poderiam ter erguido pedras com cerca de 2,5 toneladas para criar as pirâmides egípcias.

Uma estudo, levado a cabo por um grupo de investigadores da Universidade de Amesterdão, garantiu em declarações à Physical Review Letters ter descoberto finalmente este segredo. 

Tudo tem a ver com física e com o atrito que as enormes pedras poderiam causar na areia. Ao que foi apurado, a areia era molhada com grandes quantidades de água, empurravam-se plataformas enormes com todo o material até ao local da construção. 

A humidade fazia com que os grãos de areia de se juntassem, alterando a rigidez relativa da matéria, o que fazia com que não se criassem autênticos montes de areia em frente da plataforma, reduzindo para metade a força aplicada pelos trabalhadores.

Os egípcios bem nos tentaram explicar, nas paredes no túmulo de Djehutihotep, através de desenhos de 1900 A.C. As imagens mostram um homem a colocar água na areia, com uma espécie de trenó. 

"Os físicos colocaram numa espécie de bandeja de areia, uma versão de trenó egípcio. Eles determinaram a força de tracção necessária e a rigidez da areia como uma função para a quantidade de água na areia" aponta o documento da Universidade de Amesterdão.

Fique com algumas das imagens para compreender melhor:






Sem comentários :


Design Em Destaque

[DesignTOP][list]

Música Em Destaque

[MúsicaTOP][threecolumns]

Arquitectura Em Destaque

[ArquitecturaTOP][bsummary]

Fotografia em Destaque

[FotografiaTOP][twocolumns]